1º Fórum Internacional de Gastronomia Missioneira acontece em São Borja

Aconteceu na tarde de terça-feira, 14 de outubro, no Sindicato do Comércio Varejista de São Borja (Sindilojas), o 1º Fórum Internacional de Gastronomia Missioneira. O evento foi promovido pelo OmiCult em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha) campus São Borja, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Santo Ângelo, e o Projeto Extensão Produtiva e Inovação.

 

O Fórum Internacional de Gastronomia Missioneira teve como objetivo discutir a produção agroalimentar familiar fortemente presente na Região das Missões, sua valorização tanto nos espaços locais quanto no mercado, e a possibilidade de inserir-se nesse espaço. Participaram da palestra o professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD – Portugal) Luis Tibério, a professora da URI – Santo Ângelo Rut Maria Friedrich Marquetto, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI Missões), representado pelo professor Cláudio Ortiz, o coordenador da 3ª Região Tradicionalista Marcelino Olisan, e o professor Charles Grazziotin que também coordenou a mesa de apresentação.

 

Segundo relato do professor Luis Tibério, a participação no 1º Fórum Internacional propiciou a troca de experiências e a partilha de conhecimentos sobre o mesmo assunto em países e realidades diferentes. Também ressaltou a experiência de vir ao Brasil e à cidade de São Borja, que segundo o mesmo foi fantástica e que o fez se sentir em casa.

 

Após a fala dos pesquisadores e o debate com o público presente, o encerramento do evento se deu com as apresentações dos grupos de pesquisa, coordenadas pelo professor Joel Felipe Guindani.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta