OMiCult e IF Farroupilha articulam pesquisa em indicadores culturais

Na tarde da última quinta-feira, 27 de agosto, os coordenadores do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult/Unipampa) Tiago Costa Martins, Marcela Guimarães e Silva e Joel Felipe Guindani se reuniram com professores do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha) Campus São Borja. O encontro aconteceu na própria instituição.

A equipe se reuniu com os professores Fernando Luis Oliveira, Bruno Siqueira, Rafael Baldiati Parizi, Toni Ferreira Montenegro e Clayton Marques Correa para apresentar uma proposta de projeto baseada nos resultados da pesquisa “A alocação de recursos públicos e a possibilidade de configuração de um arranjo produtivo da cultura regional: A “Rota Missões” no Rio Grande do Sul” (financiada pelo CNPq/MinC em 2013). A proposta de parceria entre Unipampa e IFF tem o objetivo de viabilizar um software a partir dos dados obtidos nesta pesquisa, que buscou mapear indicadores culturais e mensurar políticas públicas das prefeituras municipais do Rio Grande do Sul. O projeto visa unir a discussão teórica, realizada na pesquisa, com a inovação tecnológica a partir da criação de um sistema web que articule a metodologia com as informações sobre o investimento em cultura das prefeituras gaúchas, criando um sistema de indicadores culturais municipais. (veja aqui o anteprojeto)

Para o professor Tiago Martins a parceria tende a fortalecer as relações institucionais e, acima de tudo, dar mais intensidade aos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos pelos professores das instituições. “Vamos trabalhar em parceria para construirmos indicadores culturais. O Instituto Federal tem professores e estrutura excelentes para construirmos juntos essa ideia”, sentencia o professor.

Outra reunião foi marcada para o mês de setembro para a apresentação detalhada do projeto, como a metodologia utilizada para a obtenção dos dados, e do relatório final.

Confira aqui o anteprojeto de pesquisa sobre Indicadores Culturais Municipais.

Indicadoresculturais

Texto: Fernanda Martins (OMiCult).

Reunião indicadores

Você pode gostar...

Deixe uma resposta