Pesquisa em Indicadores Culturais

A Unipampa e o IFF São Borja estão desenvolvendo uma pesquisa sobre indicadores culturais. A pesquisa tem o objetivo de criar um sistema de indicadores culturais para os municípios do Rio Grande do Sul. O estudo é desenvolvido desde 2013, a partir da pesquisa intitulada “A alocação de recursos públicos e a possibilidade de configuração de um arranjo produtivo da cultura regional: A “Rota Missões” no Rio Grande do Sul” (financiada pelo CNPq e Ministério da Cultura).
O projeto visa unir a discussão teórica com a inovação tecnológica, por meio da criação de um software que articule a metodologia com as informações sobre o investimento em cultura das prefeituras gaúchas. Desta forma, as instituições pretendem apresentar um sistema de indicadores culturais municipais.
A parceria é uma articulação entre o Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais – OMiCult/Unipampa e do curso de Sistemas de Informação do IFF São Borja. Além de criar o sistema de indicadores, a intenção da parceria é realizar uma integração entre docentes e discentes. Para isso, estão programados encontros de pesquisa na sede de cada instituição.
A última reunião foi realizada na sexta-feira (11), na Unipampa e contou com a presença dos professores Toni Ferreira Montenegro e Claiton Marques Correa (IFF) e Fernando Silva Santor, Joel Felipe Guindani, Marcela Guimarães e Silva e Tiago Costa Martins (OMiCult). A próxima reunião será em abril, com a apresentação das planilhas de dados e proposta de formatação.

DSC_9324

Você pode gostar...