OMiCult lança micro-documentário “Guasqueiro”

Neste domingo (11), o Observatório realizou a entrega do micro-documentário “Guasqueiro”. Um registro audiovisual sobre a prática artesã do Sr. Ibanes Barbosa, residente no bairro Passo, em São Borja – RS, que aos 92 anos de idade ainda realiza belos artesanatos em couro. Ao todo são mais de 90 produtos com trançados e estilos diferentes.

O registro audiovisual buscou resgatar o histórico de seu aprendizado, os fatos vivos de sua memória, que nos revelam a atualidade profissional e artesã do “Guasqueiro”. O micro-documentário também apresenta algumas peculiaridades do processo de criação, da matéria prima ao acabamento das suas peças, as quais já foram parar até nos EUA, conforme nos relata Ibanes.

Joel Felipe Guindani, diretor do micro-documentário, falou da importância do projeto: “esta produção audiovisual é mais uma ação do Observatório que visa a nossa aproximação com a comunidade. Com esse audiovisual buscamos reconhecer e compreender mais uma das inúmeras atividades criativas e culturais de nosso território missioneiro”.

A produção audiovisual contou com a colaboração do egresso de Relações Públicas, Ulisses Souza e dos alunos Fernanda Martini (roteiro) e Giulia Junges (edição). Para conferir o micro-documentário clique aqui.

img_20160911_103805732

Você pode gostar...