Professores do OMiCult apresentam projetos e discutem parcerias com universidades de Portugal

Entre os dias 26/09 à 11/10 o OMiCult realizou visita técnica a duas universidades em Portugal: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro (Utad) e Universidade Nova de Lisboa (UNL), apresentando projetos e debatendo futuras parcerias. Em visita técnica, os professores Marcela Guimarães e Joel Felipe Guindani participaram de atividades no Departamento de Economia, Sociologia e Gestão, com o diretor Prof. Dr. Manuel Luís Tibério e a vice-diretora Profa. Dra. Ana Paula Rodrigues.

Neste encontro, os professores apresentaram o projeto de pesquisa sobre Indicadores Culturais, desenvolvido na Unipampa – campus São Borja. Também discutiram sobre a realização de atividades em parceria com a Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro (Utad), mais especificamente com a Profa. Dra. Lina Sofia de Matos Lourenço Gomes, que pesquisa indicadores culturais em Portugal e atua no referido departamento.

Os professores Joel e Marcela também promoveram um debate sobre Comunicação e Marketing, com alunos do curso de Gestão. Na oportunidade, também apresentaram a Unipampa e projeto do OMiCult. Nesta mesma universidade, os professores promoveram um encontro o Vice-Reitor para o Planeamento, Estratégia e Organização
da Utad, Prof. Dr. Artur Fernando Arede Correia Cristovão para tratar do termo de cooperação entre a Unipampa e a Utad. No decorrer da semana realizaram visitas ao Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa (Gaiva), para conhecer os projetos do Grupo de Formação (GForm), do Grupo de Apoio a Projetos (GAP) e da Incubadora de Empresas da Utad. De acordo com professora Marcela, outra importante ação foi o encontro com a Professora Lúcia Fernandes, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM), do Programa Erasmus e Gestão de Projetos Internacionais, para tratar de convênio entre as instituições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e de mobilidade dos alunos e professores das instituições.

Sobre a parceria de futuras pesquisa, os também apresentaram seus projetos à direção do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, com a presença dos professores Dra. Orquídea Maria Moreira Ribeiro, Dra. Daniela Esperança Monteiro da Fonseca e o Dr. José Manuel Cardoso Belo. Nesta oportunidade também trataram sobre a possível parceria entre as instituições por meio dos cursos de graduação e pós-graduação em comunicação no desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e de publicações sobre comunicação e indústria criativa.

Na Universidade Nova de Lisboa (UNL), destacam os professores Joel e Marcela, promoveram um encontro com o professor Dr. Paulo Faustino, também editor da Editora Media XXI, para tratar da elaboração de uma publicação dos professores sobre comunicação e indústria criativa por meio da parceria entre as instituições.

Na Universidade Nova de Lisboa também abordaram sobre a viabilidade de convênio entre as instituição para mobilidade de alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em comunicação; realização de pesquisas e de eventos, como o III Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura – EMiCult, com a apoio da UNL.

No próximo sábado (22), às 15h, no auditório do campus II da Unipampa, os professores Joel e Marcela estarão apresentando o relato da visita às instituições portuguesas, durante o evento “RP e Marketing: parceiros ou rivais?”, organizado pelo projeto de ensino “RP e Outras Histórias”.

Reunião com professores do Departamento de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro

Reunião com professores do Departamento de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro

 

Reunião com professor Paulo Faustino da Universidade Nova de Lisboa

Reunião com professor Paulo Faustino da Universidade Nova de Lisboa

Você pode gostar...