OMiCult e IFFar são contemplados no CNPq

A partir de uma parceria inédita e inovadora o Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais – OMiCult/UNIPAMPA e o Bacharelado em Sistemas de Informação do IFFar foram contemplados no edital de apoio à pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa aprovada é em comunicação pública e indicadores culturais e busca criar um sistema de indicadores culturais municipais através de um software. O edital do CNPq foi um dos maiores da história da instituição com a submissão de 21.640 propostas em todo o Brasil. Deste número somente 4.587 projetos foram aprovados, procurando garantir o desenvolvimento da base científica, tecnológica e intelectual no país.

Parceria

Desde 2015 o observatório e o bacharelado em Sistemas de Informação estão juntos na realização de projetos em parceria. O projeto dos indicadores culturais foi construído em debates no Grupo de Pesquisa em Processos e Práticas nas Atividades Criativas (GPAC/CNPq). Atualmente, a parceria se estende na realização do evento São Borja APK e na participação de bancas avaliadores de eventos e trabalhos de conclusão de curso.

Pesquisa

O projeto aprovado no CNPq é intitulado “Indicadores culturais municipais: uma proposta de articulação entre comunicação pública, política e economia da cultura” e terá o prazo de três anos para ser desenvolvido. Atuarão no projeto os pesquisadores Bruno Siqueira da Silva, Claiton Marques Correa, Rafael Parizi, Marcela Guimarães, Joel Guindani, Fernando Oliveira, Tiago Costa Martins, Fernando Santor, Rafaela Giovanni, Renan Nabolotnyj Martinez, Lucas Nabolotnyj Martinez, Alecsander Dornelles Ribeiro, Toni Montenegro, Elisandro Coelho, Eduarda Capanholi e Luciéli Guerra. Os recursos obtidos são de 21 mil reais e serão destinados à aquisição de livros, equipamentos, estruturação do software e impressão de livros. O projeto prevê, ainda, a apresentação do aplicativo à sociedade.

A aprovação nesse edital é a segunda aprovação de pesquisa no CNPq pelo OMiCult. A primeira ocorreu em 2013 com o edital em Economia Criativa – CNPq/Mistério da Cultura.

Fonte: OMiCult

Você pode gostar...