1ª Mostra Audiovisual EMiCult

REGULAMENTO

1 – DA FINALIDADE E TEMÁTICA

1.1 O presente regulamento tem por objetivo selecionar vídeos produzidos por estudantes (educação básica e ensino superior), bem como produtores audiovisuais autônomos, independentes ou profissionais do mercado, para compor a programação da 1ª Mostra Audiovisual EMiCult, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto de 2017, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no município de Santo Ângelo. Nesta edição a temática da Mostra é Patrimônio Cultural. De acordo com o Artigo 216 da Constituição brasileira, Patrimônio cultural são bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

2 – DA ORGANIZAÇÃO

2.1 A 1ª Mostra Audiovisual EMiCult é realizada e coordenada pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult), da Universidade Federal do Pampa. Para esta edição a Comissão Científica será composta pelos professores Tiago Costa Martins (Unipampa), Cássio Tomain (UFSM), Bedati Finokiet (UFFS), Sara Feitosa (Unipampa) e Joel Felipe Guindani (Unipampa).

3 – DAS INSCRIÇÕES, PRAZOS E CATEGORIAS

3.1 Poderão se inscrever na 1ª Mostra Audiovisual EMiCult conteúdos em português e em espanhol, com ou sem legendas, nos seguintes formatos: Documentário, curta-metragem ficcional e reportagem jornalística que contemplem a temática Patrimônio Cultural.
3.1.1 – Para as categorias “Documentário e Curta-metragem ficcional”, o tempo das peças devem estar entre 5 a 15 minutos. Para as categorias “Reportagem jornalística” o tempo deve estar entre 3 a 5 minutos.
3.2 O período de envio dos conteúdos é até o dia 12 de junho de 2017.
3.3 A inscrição e deve ser feita através site do evento (Clique aqui). O produto audiovisual visual deve ser disponibilizado para a comissão de avaliação através de link do vídeo veiculado no YouTube
3.4 O conteúdo/arquivo que será postado no Youtube deverá ser, obrigatoriamente, nomeado, inicialmente, com a categoria a qual corresponde. Por exemplo: se o conteúdo a ser enviado é um documentário, então o arquivo deverá ser nomeado: “Documentário” + o título/nome correspondente.

4- DA SELEÇÃO

4.1 A seleção dos vídeos será realizada por uma Comissão de Seleção indicada pela organização da Mostra e composta por professores, pesquisadores e/ou produtores ligados às áreas de educação e audiovisual.
4.2 O processo de seleção será realizado de acordo com os seguintes os critérios:
1- Pertinência do conteúdo à temática do evento: Patrimônio Cultural;
2- Argumento (qualidade da ideia central e articulação com a temática da Mostra ao longo da peça);
3- Uso das possibilidades criativas da linguagem audiovisual (direção, edição, fotografia, som, direção de arte, figurino, etc);
4- Experimentação na linguagem audiovisual (formato, narrativa, efeitos, etc);
5- Qualidade da fotografia (enquadramento, ângulo, foco, iluminação, composição)
6- Qualidade sonora

 

6 – DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL E DA PARTICIPAÇÃO NA MOSTRA

6.1 O resultado final será divulgado no dia 12 de julho de 2017.
6.2 Cada autor terá o tempo de 30 minutos para expor o conteúdo e realizar, oralmente, a explicação aos coordenadores da Mesa, sobre processo de produção e demais informações que achar pertinente sobre referido conteúdo.

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 A organização da 1ª Mostra Audiovisual EMiCult se reserva o direito de exibir, em qualquer meio ou suporte de comunicação, trechos de até três minutos de cada e/ou teaser dos vídeos participantes, com fins de divulgar a Mostra.
7.2 O custeio de deslocamento e estadia para a Mostra é responsabilidade de cada participante;
7.3 Os produtores selecionados para a 1ª Mostra Audiovisual EMiCult receberão certificação de participação.