Agenda Virtual de ACCs

O projeto

As novas tecnologias de informação e comunicação trazem consigo inúmeras possibilidades e, por isso, estão cada vez mais integradas às nossas rotinas. Entretanto, o fácil acesso por muitos indivíduos acaba gerando um número infinito de informações, e o desafio passa a ser como reunir e concentrar aquelas que tratam sobre uma mesma temática ou interesse.

Nas regiões da Fronteira Oeste e das Missões, as atividades criativas e culturais encontram-se ainda dispersas, e a “Agenda Virtual de Atividades Criativas e Culturais” surge para formalizar um espaço de divulgação dessas atividades, e também para dar início à constituição de uma rede de agentes locais e regionais por meio da troca de informação e difusão de seus empreendimentos, tornando esta agenda mais uma ferramenta de comunicação entre esses agentes e a comunidade local e regional.

Entende-se por atividades criativas e culturais aquelas que contemplam o exercício individual de imaginação, buscando explorar seu valor econômico, e envolvem criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como recursos produtivos.

Objetivo

Criar uma Agenda Virtual que funcione como um recurso para que organizadores, promotores, realizadores, produtores e artistas possam divulgar para toda a comunidade regional eventos, projetos e ações que estão desenvolvendo ou que estão projetados.

Metodologia

Realização de parcerias com pelo menos um represente de cada município das regiões da Fronteira Oeste e das Missões para que este seja a fonte principal de informações; e produção de um website para divulgação e publicização das atividades criativas e culturais. Ressalta-se que toda a comunidade pode colaborar com o website, fazendo isso por meio do repasse de informações sobre atividades criativas e culturais realizadas em comunidades, bairros e municípios.

Coordenadora: Marcela Guimarães e Silva